PROCESSO de MONTAGEM

Sobre o Espetáculo
PROCESSO DE MONTAGEM E CONSTRUÇAO DE PERSONAGEM
A Commedia dell’arte foi o tema central e o eixo de toda a proposta cênica da montagem. Assim sendo, não partimos de um texto pré-estabelecido, mas a partir de uma idéia, um roteiro apenas. As cenas e a história em seus detalhes foram sendo construídas nas improvisações durante os ensaios. Com isso possibilitamos um trabalho, onde todos colaboraram com a construção do espetáculo e onde foco da cena estava na ação e não na palavra.



Tivemos como objetivo uma encenação fundada na vitalidade dos atores e na simplicidade dos recursos técnicos. Com cenário simples, alguns objetos de cena e os atores com suas capacidades performáticas, suas improvisações e a liberdade de criação no processo desenvolvido, construímos a peça pouco a pouco. Ensaio a ensaio. Encontro a encontro. Improvisação a improvisação.
Uma representação ao ar livre e “improvisada” perpassa toda a proposta da encenação. Em cena há a matiz dos personagens-tipo, clássicos do gênero: Pantaleão (Sr. Tadeu), Capitão (Angu), Colombina (Maricota), Enamorada (Bella) e Arlequim (Caroço).
Procuramos construir uma comédia permeada de situações corriqueiras, com encontros e desencontros, sonhos, conflitos amorosos e muita confusões, onde alguns dos personagens da peça se aproveitam destas situações para tirar vantagens.
Tudo isso dentro de uma realidade goiana. Uma trupe de Goiás, utilizando os elementos da própria cultura no figurino, no cenário e na música. Um teatro abrangente, feito para crianças e adultos, pobres e ricos, analfabetos e intelectuais. Enfim, para todos e todas. 


Uma nova história é encenada “pelas bandas de Cá”, girando em torno de uma Companhia mambembe que monta clássicos de Shakespeare. Um teatro dentro do teatro, onde a realidade dos atores da Trupe representada se mistura com a das personagens em questão.